quinta-feira, 1 de novembro de 2007

DIA DE S. MARTINHO

O Rancho Folclórico de Macieira da Lixa foi convidado pela Câmara Municipal de Felgueiras para a animação do DIA DO AGRICULTOR a decorrer nas instalações da Cooperativa Agrícola de Felgueiras que decorrerá em plena tarde do dia 11 de Novembro.
O Rancho Folclórico de Macieira da Lixa vai ser patrocionado nesta acção, pela Sociedade de Vinhos Borges - Centro de Produção de Macieira da Lixa.

Esta é a forma de estar desta associação que continua a sua actividade de acordo com o estatutáriamente previsto na defesa da cultura popular e dos valores de uma sociedade local, valorizando todo o esforço dos seus componentes que não regateiam esforços, nem sacrificios.
Da parte da manhã decorrerá uma missa com a benção do vinho.

Presente no XXII Aniversário do Rancho Típico Flores de Perafita



No fim-de-semana 28, 29 de Outubro o Rancho Típico Flores de Perafita comemorou o seu 22.º aniversário com um vasto programa de variedades.
Na tarde de Domingo (29) contou com a presença do Rancho Folclórico de MAcieira da Lixa, entre outros Ranchos Folclóricos.
O Rancho Folclórico Flores de Perafita, fez as honras da casa com muita galhardia e querer de anotar a grande simpatia de todos os elementos com quem nos cruzamos, sendo um grande exemplo o seu Presidente. Desde já o nosso obrigado.
Para esta saída, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa contou com a cedência do autocarro da Câmara Municipal de Felgueiras. Trata-se da primeira vez que a requisição do supra teve parecer positivo, o que é de realçar.

Rancho Folclórico de Macieira da Lixa Promove a Região


O Rancho Folclórico de Macieira da Lixa levou a efeito no sábado, 20 de Outubro, um vasto programa sócio-cultural que culminou, com a demonstração de um evento rural, que se constitui numa desfolhada tradicional.
À semelhança de anos anteriores, a Direcção do Rancho trouxe ao concelho de Felgueiras convidados de várias Embaixadas, nomeadamente o Embaixador de Moçambique, Dr. Miguel Macaima; a conselheira da Embaixada da Indonésia, Andalusi Aristaputri; a Embaixadora e Cônsul-Geral do Brasil, Dr.ª Claudia D`Angel; o Vice-Cônsul da República de S. Tomé e Principe, Dr. Rodrigo Patricio.
Estas visitas tiveram como objectivo estabelecer relações comerciais com o tecido empresarial local, promover a região e simultaneamente a apresentação aos convidados de uma actividade agricola em risco de desaparecer.
A comitiva acompanhada pelo Presidente do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa Dr. António José Bessa Carvalho, pelo presidente da Assembleia Geral, Sr. Armando Teixeira, e num primeiro momento também pelo Vereador Dr. João Garção, visitou a fábrica de calçado Calafe, localizada em Pombeiro, a Quinta da Lixa, e a Sociedade dos Vinhos Borges.
De visita, ao início da noite, à sede do Rancho no lugar da Boavista (Macieira), os representantes das Embaixadas assinaram o Livro de Honra da associação. De registar a intervenção do Embaixador de Moçambique, que endereçou à Direcção um agradecimento pelo dia magnifico que lhe foi proporcionado, tendo sido uma “grande oportunidade para conhecer esta região de Portugal, constituindo também uma oportunidade de troca de conhecimento de expressões e solidariedade mútuas”.
Terminou a intervenção a referir que “aspiramos por uma aproximação cada vez maior entre os nossos povos” nomeadamente no acesso a uma vida saudável, livre, democrática, onde o povo moçambicano possa evocar os seus sonhos.
Num gesto de apreço, ofereceu ao Rancho uma escultura em barro daquele país, que representa a mulher moçambicana.
Ainda na sede, o Rancho ofereceu uma espiga de milho rei às senhoras presentes e bem assim um saco de pão, em linho e com bordados da Lixa, contendo uma broa de milho.
Seguiu-se a demonstração de uma desfolhada, realizada numa eira do coração da freguesia. Nesta mostra, enquanto alguns elementos do Rancho desfolhavam as espigas do milho e entoavam modas do folclore local, os diplomatas assistiram com entusiasmo, tendo a Conselheira da Indonésia e a Dr.ª Elsa (RTP Porto), feito uma breve, mas alegre e espontânea aprendizagem sobre a desfolhada.
Importa ressaltar o carácter cultural e lúdico de que se revestiu esta demonstração; a juventude aderiu e as individualidades presentes vibraram com a acção cultural.
Outras presenças foram notadas neste evento, nomeadamente o Coordenador do Curso de Higiene e Segurança no Trabalho da ESTGF e também o Director Geral da ADITEC, Eng. Fernando Silva; o pároco de Macieira da Lixa, Pe. André Ferreira e o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, Sr. António Patrício, que teve a oportunidade de contactar a Conselheira da Indonésia, país onde existe um número considerável de Escuteiros. Para além disso, este acto revestiu-se de uma nova perspectiva, na tentativa clara de produzir e enriquecer o produto cultural do folclore nomeadamente através das relações estreitas na área da cultura e da antropologia, que têm vindo a ser implementadas entre a Direcção do Rancho e a Universidade de Aveiro, na pessoa do Dr. Meireles Colho, coordenador do Departamento de Ciências da Educação.
O Presidente do Rancho apresentou a “O Jornal da Lixa” um testemunho quanto ao trabalho cultural desenvolvido no sábado: “Esta foi uma oportunidade da juventude se divertir e temos de nos restringir ao povo e à sua sabedoria popular.” Referiu-se ainda à “equipa maravilhosa” que o acompanha, à sua valorização humana e sobretudo ao trabalho de formação que os vários elementos do grupo desenvolvem, nomeadamente através de um investimento no Estudo que o Programa Novas Oportunidades lhes proporciona. O evento terminou com uma sardinhada, acompanhada de pão caseiro e vinho verde.

in "Jornal da Lixa, n.º 2224"