sexta-feira, 25 de abril de 2008

Actividades para Abril

Numa busca constante na mudança para a perfeição sendo na verdade isto que provoca a sua mesma origem e razão de existência, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa procedeu à alteração da Direcção Técnica (ensaiadora) que passa a estar a cargo da Anabela Gil .
Tendo em conta a importância das actividades que se avizinham, quer no calendário nacional, quer internacional, muito empenho e espírito de equipa se pede para levar a bom porto este fabuloso nacional de divulgador mundial da cultura popular da região Lixense e do Vale do Sousa em geral.
Esta semana, a destacar a saída dos cartazes de publicitação do XXI Festival de Folclore " Cidade da Lixa" a distribuir (via ctt) por 123 países ( Embaixadas, Associações de portugueses e área do turismo)
Preparamos ainda, as Comemorações da Cidade da Lixa, com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras e das Juntas de Freguesia de , Borba de Godim, Santão e Vila Cova da Lixa, estando previsto para o dia 21 de Junho, a realização da 1ª Rampa do Seixoso ( 1.300 m) para as 14 horas com a responsabilidade técnica de Paulo Pereira e 21,30 Festival de Folclore e no dia 22 pelas 9,30 a realização da 1ª Caminhada com a responsabilidade técnica da Drª Paula Matias.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Apresentação do Livro “Lições de Filozoofia”



O nosso estimado Amigo desta nobre Associação, José António Soares da Silva, tradutor oficial do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa vai apresentar no próximo dia 10 de Abril na Biblioteca Municipal de Felgueiras pelas 21.30h o livro “Lições de Filozoofia”.

José António Soares da Silva nasceu em Margaride, concelho de Felgueiras, em 1959. Nessa cidade frequentou o Externato Infante D. Henrique, passando depois pelo Liceu Nacional de Guimarães.Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e obteve o Curso de Formação de Formadores de Português no CIFOP de Vila Real, sendo actualmente professor titular, do 9º grupo, na Escola Secundária de Valpaços.Desde que se radicou em Valpaços, em 1987, foi Director Adjunto do Jornal “Valpaços Hoje” em 1989 e Director do Jornal “Viver Valpaços” de 2001 a 2004. É membro efectivo do Clube Português de Artes e Ideias. José António Silva tem vindo a publicar diversas obras:
“Anuário de Poesia – Autores não publicados”;
“Primeira Colectânea de Poetas Felgueirenses”,
“Com Verso Ando”;
“Colectânea de Textos de Autores do Vale do Sousa”;
“Felgueiras – Rostos do Tempo”;
“Felgueiras – Olhares Sobre a Pedra”;
“O Partido Progressista de Valpaços (1886-1910)”.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Visita dos Deputados do PS - Porto

Foi no dia 31 de Março que o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa abriu com muita Honra a sua Sede para receber os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral do Porto. Os deputados deslocaram-se ao concelho de Felgueiras pela qual tinham o objectivo de visitar algumas instituições. Uma das instituições seleccionadas pelos deputados foi o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.
Os deputados interessaram-se pelas actividades que a Associação tem levado a cabo, apesar de saberem as diversas dificuldades que Associação passa. Ficaram ainda maravilhados com o espólio de troféus que associação tem arrecadado desde a secção de pesca e de mar bem como a secção de cicloturismo.

Da esquerda para a dirieta: Fernando Jesus, Bessa Carvalho, Renato Sampaio, Agostinho Gonçalves, Manuela Melo e Glória Araújo