quarta-feira, 14 de abril de 2010

RFM Lixa participa no dia Internacional dos Monumentos e Sítios


A Câmara Municipal de Felgueiras vai associar-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra no próximo domingo, dia 18 de Abril, com um conjunto de quatro iniciativas, centrando-se este ano as comemorações na atenção especial pelo património rural e paisagens culturais, correspondendo, desta forma, à sugestão dada pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

Assim, a celebração deste Dia em Felgueiras inicia-se às 10 horas, a partir do Parque de Campismo de Vila Fria, com uma marcha, intitulada “Caminhada Cultural – Caminhos Medievais”, cuja participação é gratuita e não carece de inscrição prévia. O percurso será feito em direcção à Ponte do Arco, por caminhos de arvoredo ao longo do Rio Vizela embelezados por traços arquitectónicos romanos, podendo observar-se ainda um Marco do Couto de Pombeiro, do séc. XVIII (D. João V). O itinerário prosseguirá o belo imaginário ancestral de casas e campos verdejantes até à ponte de Vila Fria, que é medieval. Pelo caminho encontrar-se-á o Mosteiro de Pombeiro, monumento nacional, a Calçada Romana, o Cruzeiro de Pombeiro, o centro da freguesia de Vila Fria, bem como o Seminário de Sta. Teresinha e a típica Rua do Burgo. A caminhada tomará o rumo de regresso ao ponto de partida.

De tarde, o Dia será assinalado no Museu da Casa do Assento, em Friande, entre as 15 e as 18 horas, com “O Ciclo do Pão”, actividade lúdico-pedagógica destinada ao público infantil. À mesma hora e no mesmo local, decorrerá, para o público em geral, a actividade “Às voltas do linho – recriação do ciclo do linho”, que contará com a participação do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.


PROGRAMA
Caminhada Cultural: por caminhos medievais envolvidos por património rural e monumental
Partida: Parque de Campismo de Vila Fria - Horário: 10H00

O Ciclo do Pão: actividades lúdico-pedagógicas
Local: Museu Casa do Assento - Horário: 15H00-18H00
Público-alvo: infantil

Ás voltas do linho: recriação do ciclo do linho
Participação do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa

Local: Museu Casa do assento - Horário: 15H00-18H00
Público-alvo: geral

IN: C.M. Felgueiras


Nenhum comentário: