quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhada Amarante - Pombeiro


Na continuação do seu trabalho em prol da saúde e da divulgação da região vai a Secção de Marchas do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, o Agrupamento de Escuteiros 448 Amarante, e as paróquias de S. Gonçalo e S. Veríssimo no dia 10 de Abril, com saída marcada para as 8,30 horas, do Largo de S. Gonçalo, realizar a uma “peregrinação” a pé, pelo emblemático troço, dos Caminhos de Santiago a partir de Amarante até ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro – Felgueiras. O percurso atravessará parte do Centro Histórico de Amarante, seguirá até ao Mosteiro de Santo André de Telões- Amarante, atravessará a Cidade da Lixa (Praça do Comércio), seguindo em direcção à Espiúca (com vestígios de uma possível via Romana), prosseguindo pelas imediações do Mosteiro de Caramos - Felgueiras, Igreja de S. Jorge de Várzea - Felgueiras, Lagares e terminará no Adro do Mosteiro Santa Maria de Pombeiro. No total, o percurso contará com cerca de 23 Km.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar de água e alimentos energéticos, para as pausas e Almoço. Os transportes ficam a cargo dos respectivos interessados.

Este percurso, num futuro próximo, será prolongado até Guimarães, pela Via Pombeiro - S. Torcato. A partir de Guimarães, o Caminho de Amarante/Guimarães, que teria início em Lamego, cruza na Cidade de Braga, com o Conhecido Caminho Português de Santiago de Compostela.

Este traçado teve a colaboração do Arqueólogo e Historiador Daniel Ribeiro, que acompanhará a caminhada, dando algumas indicações, acerca dos locais mais importantes, por onde vai passar a respectiva “peregrinação”.

Nenhum comentário: